ホーム

メルガッソにおけるアルヴァリーニョワインのパイオニアであり、世界において同品種のワインを代表する生産者でもあるソアリェイロは、周囲を取り巻く典型的なミーニョ地方の景観にすっかり溶け込んでいる。70年代(1974年)、ブドウづくりへの情熱に突き動かされたジョアン・アントニオ・セルデイラが、その父、アントニオ・エステヴス・フェレイラの支援を得て最初のアルヴァリーニョを植え、1982年、メルガッソで初、モンサォン・メルガッソ副地方でも最初のひとつとなる、アルヴァリーニョブランドを立ち上げるに至った。

ロケーションは、アルヴァリーニョの果実の理想的な成熟に必要な条件を生み出す山脈の連なりに守られた、メルガッソ(ポルトガル最北端)。ここのアルヴァリーニョは、特別だ。ブドウがベストな状態で熟するのに必要な、降雨量、気温、日照時間といった条件を生み出す一連の山々に保護されているのだから。我々をときめかせる、その活気に満ちたエレガントな表現を、気に入っていただければ幸甚である。

最新ニュース

ALVARINHO E OBRAS DE ARTE SECULARES?
2020/01

UMA COLEÇÃO ESPECIAL QUE NÃO VAI QUERER PERDER!

Este foi o desafio lançado pela instituição mais antiga de Melgaço,

Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, à primeira marca de Alvarinho do concelho, Soalheiro.

A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, instituição mais antiga do concelho, associou-se à primeira marca de Alvarinho de Melgaço, Soalheiro, para criar uma coleção especial repleta de arte e história - “Soalheiro / 500 anos de Misericórdia”.

Trata-se de uma coleção comemorativa dos 500 anos desta instituição secular, com forte cariz de apoio social no concelho, sem descurar a preservação do património histórico e cultural que reflete a sua história. Cada garrafa representa uma icónica obra de arte. As vendas desta coleção revertem, em 20%, para a recuperação do património cultural e artístico existente no espólio da instituição, preservando a identidade histórica das mesmas.

Sempre com foco na sustentabilidade do concelho onde está inserido, Melgaço, o Soalheiro aposta na cultura como mais um veículo para fomentar o potencial da região. “Valorizamos o potencial do nosso concelho e acreditamos na sua sustentabilidade. Criar condições para fixar pessoas, promover a qualidade do território e dos produtos associados a um terroir de excelência é fundamental. Por isso, estes projetos fazem todo o sentido” afirmam os produtores Soalheiro. Acrescentando, “esta dinâmica é vivida por toda a equipa Soalheiro, no dia a dia, seja através de projetos como o Projeto Germinar ou esta coleção especial focada na arte com história, seja pela consistência nas práticas ambientais que contribuem para a diversidade e valorização do território e da casta Alvarinho, ou até mesmo, pela criação do Clube de Produtores de Monovarietais de Vinho Verde, criando condições de subsistência para mais de 200 famílias”.

RÓTULOS COM 5 SÉCULOS DE HISTÓRIA PARA COLECIONAR!

Das peças de arte destacadas nesta coleção, poderá admirar a tela comemorativa dos 500 anos da Misericórdia, onde se pode vislumbrar a Igreja da Misericórdia e “Nossa Senhora da Misericórdia”, conforme aparece na capa do Compromisso original da Misericórdia de Melgaço (um documento raríssimo, com 500 anos). Trata-se de uma obra muito importante para a instituição, que serviu também de capa para o livro "1517 - 2017, Um Compromisso com Cinco Séculos". A obra foi pintada e oferecida pelo mestre António Bessa, autor, entre outros, do quadro oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pode ser apreciada no Lar Pereira de Sousa (Melgaço), onde está exposta.

Do espólio fazem ainda parte a “Bandeira Real da Misericórdia de Melgaço”, uma tela, com cerca de quatro séculos, encontrada por altura da comemoração dos 500 anos, nos arrumos da igreja da Misericórdia, em avançado estado de degradação. Foi restaurada pela Fundação Ricardo Espírito Santos Silva, tendo regressado a casa, em novembro de 2018, encontrando-se também exposta no Lar Pereira de Sousa.

Na mesma altura, foi ainda descoberta uma outra tela, também ela com cerca de 400 anos, composta por duas pinturas a óleo. Na parte da frente uma representação da “Descida da Cruz” e no reverso a figuração de “Nossa Senhora da Misericórdia”. Será esta obra, de dupla face, a ser restaurada, assim que as verbas arrecadadas com esta campanha atinjam os valores orçamentados para o efeito.

Quem adquirir esta coleção especial, além de contribuir para a preservação de um valioso património histórico, irá receber uma réplica da tela do Mestre António Bessa, um pin da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, um saca-rolhas premium Soalheiro e terá ainda oportunidade de assistir, posteriormente, à apresentação das peças restauradas, recebendo uma réplica das mesmas.

ACHA QUE ENOTURISMO É APENAS PROVA DE VINHO? DESENGANE-SE…
2019/11

O Soalheiro propõe-lhe uma experiência cultural que pode ser vivenciada em família e entre amigos… dos 8 aos 80 anos.

De férias ou sem ideias para relaxar no fim de semana? O Soalheiro propõe-lhe uma experiência cultural que pode ser vivenciada em família e entre amigos… dos 8 aos 80 anos. Uma descoberta do terroir da origem do Alvarinho – Monção e Melgaço – onde a gastronomia, a natureza e a amizade se fundem num momento que ficará certamente na memória. Mas se acha que o Enoturismo é apenas prova de Vinho, desengane-se. É a descoberta de tudo o que o vinho tem para lhe ensinar. Desde a descoberta dos encantos da vinha, da preservação da biodiverisade até aos sistemas de produção tudo é uma aprendizagem que pode ou não terminar com uma prova vínica.

PASSEIOS NA VINHA, RAFTING, GASTRONOMIA E INFUSÕES… TUDO HARMONIZA COM O TERROIR DO ALVARINHO

A oferta de Enoturismo Soalheiro é diversificada e integradora e permite criar programas para famílias, sem limitação de idades, e amigos com perfis e gostos diferentes. Agora com reserva mais intuitiva, as diferentes propostas podem ser conhecidas em https://enoturismo.soalheiro.pt.

Na Visita Pur Terroir terá a oportunidade de visitar as primeiras vinhas. Plantadas em 1974, ano de muitas mudanças, estas vinhas continuam a dar origem a um vinho que revolucionou o conceito do Soalheiro percecionar o Alvarinho e o Vinho Branco - o Soalheiro Primeiras Vinhas. Consciente da necessidade de práticas sustentáveis, não só para a minimização dos problemas das alterações climáticas, mas, acima de tudo, pelo respeito pelo território, o Soalheiro tem apostado em novas formas de preservação do terroir com a implementação da agricultura biológica em todo as suas vinhas, baseada nos conceitos biodinâmicos e desafia-o a vir descobrir esta procura apaixonada pelo detalhe do território num passeio pelas vinhas.

Cada perfil de Soalheiro tem uma história para contar, um momento, uma atitude. Por isso, o desafio é escolher o seu. Pode optar pela prova clássica, onde se deixará envolver pela frescura aromática da casta Alvarinho com o Soalheiro Clássico, a dimensão mais emblemática da marca ou a prova origem, que o desafiará a descobrir toda a história da primeira marca de Alvarinho de Melgaço e a paixão que os move. Aqui terá a oportunidade, entre outros, de provar a alma do Soalheiro, o Primeiras Vinhas, e um Soalheiro de vinhas de altitude, o Granit. Para quem acredita na irreverência da tradição, propomos a prova Nature. Nesta prova poderá descobrir a família dos Soalheiro Naturais: o Terramater (um Soalheiro integralmente diferente, sem filtração), o Nature (um Soalheiro "Fora da Caixa", sem adição de sulfitos) e a mais recente edição limitada do Espumante Nature (baseado no método ancestral de fermentação, sem adição de sulfitos). Mas o terroir pode ser explorado de diferentes formas e a Prova Fusion representa uma verdadeira fusão de sabores onde o potencial do terroir é explorado no seu expoente máximo para que a aprendizagem seja continua e a inovação esteja sempre presente. Nesta visita terá a oportunidade de degustar as mais recentes novidades - o Rosé (Alvarinho & Pinot Noir) e o Sauvignon Blanc (A inovação e o ThePurTerroir®), entre outros.

Mas se gostaria de explorar todas as Dimensões Soalheiro, harmonizadas com algumas das melhores iguarias que a região tem para oferecer: o fumeiro da Quinta de Folga e queijo de prados de Melgaço, prepare as suas papilas gustativas para as melhores sensações de puro prazer. A Prova Premium proporcionará uma viagem pelos sentidos e revelará todo o potencial da casta Alvarinho e do “The Pur Terroir”.

Poderá ainda provar as infusões naturais do Minho. A “Soalheiro Infusion Selection” é composta por 10 ervas espontâneas caraterísticas do terroir Soalheiro e harmonizam com a gastronomia local e claro com perfis distintos de Soalheiro.

Localizados no Município de Natureza mais Radical de Portugal, Melgaço, tem ainda a oportunidade de explorar o Rio Minho e as serras que circundam o vale. Como complemento ideal às visitas pode ainda usufruir de uma divertida descida de Rafting.

Para descobrir todo o potencial enogastronómico da região, poderá usufruir de almoços e provas na vizinha Quinta de Folga. Sente-se à mesa na Quinta de Folga e tenha uma experiência gastronómica sem igual ao mesmo tempo que desfruta de uma vista única para as vinhas integradas numa paisagem rural tradicional. O ex-líbris é a produção do Porco Bísaro, ligado desde tempos imemoriais à confeção do Fumeiro da região. Na Quinta de Folga estes animais são criados ao ar livre, em regime de produção ecológica.

Soalheiro, uma proposta de Enoturismo dos 8 aos 80 anos Veja o vídeo em https://www.youtube.com/channel/UCfC0NFVh8DSX6i0BkD7EkPA